A Bahia é um lugar encantador, com praias lindas e um clima tropical maravilhoso. Agora, imagine viajar pelo sul da Bahia de carro, conhecendo praias encantadoras? Demais, não é!

Mas, antes de começar as dicas e o trajeto, podemos afirmar que, viajar pelas praias do sul da Bahia de carro, é certamente a melhor opção. Isso é para não perder nenhum recanto escondido na rota que passa por Porto Seguro, Itacaré e Ilhéus.

Você já sabe que o ReserveCar tem as melhores dicas em viagens de carro.

Vem com a gente nessa matéria maravilhosa. Vamos descobrir juntos o roteiro especial que te espera nessa viagem ao sul da Bahia, de carro.

Roteiro especial pelas praias do sul da Bahia de carro

O sul da Bahia concentra um belo número de paraísos à beira-mar. Onde o encontro do oceano e da vegetação fazem do trajeto ainda mais especial.
Então, pegar a estrada para conhecer as praias do sul da Bahia de carro vai, com certeza, ser uma viagem inesquecível.

Para facilitar sua viagem, portanto, dividimos o roteiro em 4 partes – da maneira como as regiões são localmente conhecidas: 
Costa das Baleias (da Praia dos Lençóis, em Mucuri, até a Ponta do Corumbau);
Costa do Descobrimento (de Caraíva a Belmonte);
Costa do Cacau (entre Canasvieiras e Itacaré);
Costa do Dendê (a partir de Maraú até Valença).

praias do sul da Bahia de carro


Ao todo, o percurso tem o total de 648 km, o que certamente facilita atender a todos os visitantes.
Aquele que adora enfrentar trilhas para descobrir paraísos quase desertos e gosta de esportes radicais, vai se deliciar.

E também você pode apreciar igrejas, festas regionais e monumentos históricos, ou simplesmente, para quem está disposto a aceitar o convite da natureza, para deitar à sombra de um coqueiro, olhando para o mar.

Os meses menos indicados para conhecer as praias ao sul da Bahia de carro são de março a julho. Essa é a época de chuva na região o que dificulta o acesso às praias.
Mas, no restante do ano, a Bahia é garantia de sol e água quentinha, onde quer que você esteja.

praias do sul da Bahia de carro  - acompanhe nosso facebook

Pé na estrada: as praias do sul da Bahia te esperam!

O passeio pode começar por uma das praias de mais difícil acesso do Nordeste: Cumuruxatiba. São 34 km de estrada de terra para chegar até lá, saindo do município de Prado, no centro da Costa das Baleias.

Seguindo rumo ao norte, você chegará na Costa do Descobrimento, por Caraíva. O local é um dos points mais procurados atualmente por quem está em busca de destinos rústicos. Um pequeno vilarejo de pescadores, com uma população acolhedora, instalações simples e visual deslumbrante.

Além do mais, por ali, você poderá conhecer a Praia do Espelho. Ela está sempre no ranking das mais bonitas do Brasil, junto com Trancoso, destino que virou febre entre as celebridades internacionais.

Além disso, é inevitável não se encantar com o Quadrado, a praça central da cidade, emoldurada por casas coloridas e vigiadas por uma igrejinha branca ao fundo, de onde saem as procissões das festas regionais, muito comuns na cidade.

praias do sul da Bahia de carro

Quilômetros e quilômetros de praias lindas

Então, para mudar totalmente de perfil, você pode visitar os badalados destinos de Arraial D’Ajuda e Porto Seguro. Embaladas pelo ritmo do axé, essas cidades se tornaram os destinos preferidos das viagens de formatura dos alunos do Ensino Médio, que demonstram animação dia e noite.

E mais: depois de Porto Seguro, passe pela histórica Santa Cruz Cabrália, com sua encantadora praia de Coroa Vermelha e por Belmonte, com a praia de Mojiquiçaba, um ótimo point de surf. Não esqueça de consultar a tábua das marés para conferir se tem ondas. Além disso, consulte também onde deságua o rio Jequitinhonha, no fim da Costa do Descobrimento.

Então, já na Costa do Cacau, começa por Una. Dali. é possível partir para a Ilha de Comandatuba, um elegante resort com 21 km de praia. Esse é um lugar cada vez mais procurado por turistas do mundo inteiro.

Mais quilômetros de praias lindas…

As grandes atrações desta costa estão entre Ilhéus e Itacaré . Na primeira, considerada cidade-símbolo de Jorge Amado, estão as principais referências baianas que o Brasil conhece por meio de seus romances. Pelas estradas de Ilhéus, dá para ver os telhados pontiagudos das fazendas de cacau. Além disso, para os mais curiosos, é possível visitá-las, acompanhar a colheita, o beneficiamento das amêndoas e ainda ter uma aula sobre fabricação de chocolate artesanal. E o melhor: com direito a degustação.

Por lá, também, está a Lagoa Encantada (km 14 da estrada Parque Ilhéus-Itacaré), área de proteção ambiental com um espelho d’água de 6,4 km², com ilhas flutuantes que se movem de uma margem a outra da lagoa, criando um espetáculo natural fascinante.

Esta costa termina em Itacaré, com uma alta concentração de praias paradisíacas que transformam a sua viagem ao sul da Bahia de carro ainda mais especial: Praia da Concha, Tiririca, Jeribucaçu, Itacarezinho e Barra do Sargi.

Aqui, você vai tirar ainda mais proveito de estar no sul da Bahia de carro. As praias são longe umas das outras e você vai querer conhecer todas. A praia de Havaizinho é bem pequena e deserta. Com um pouco de coragem, dá até para fazer topless escondido.

Última parte da viagem pelas praias do sul da Bahia de carro

A última parte da viagem começa na Costa do Dendê, a partir da região de Maraú. A Cachoeira do Tremembé, que desemboca nas águas da baía da Camamu, tem acesso de barco, subindo o rio Maraú. Ou seja, é uma vista linda, o que se torna em uma das principais atrações da região.

Então, quem chega por aqui, provavelmente está no caminho para a ilha de Barra Grande, para onde se vai de barco, ou lancha rápida, por Camamu (deixe o carro estacionado na cidade para chegar até a ilha). Além disso, ao sul de Barra Grande, na área dos Taipus, está a grande atração do local: as imensas piscinas naturais que se formam na maré baixa entre os recifes de corais.

Ainda mais, apesar das inúmeras praias que completam a orla até o final da costa, vale mais a pena seguir pela BA-650 e ir direto a Valença, de onde saem os barcos para as ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba.

Então, aqui você também terá de deixar o carro em um dos estacionamentos da cidade e seguir de barco. Mas o ideal é escolher uma das ilhas para se hospedar – Morro de São Paulo é maior e mais badalada, já Boipeba é mais rústica e preservada – e circular entre elas, nas embarcações que saem pela manhã e voltam ao final do dia.

Que viagem maravilhosa e especial.
Portanto, corra e alugue um carro agora mesmo no ReserveCar, temos todas as facilidades para você.
E não se esqueça, nossas dicas estão aí, prontinhas para você.

Além disso, aqui você pode encontrar o carro certo para sua viagem. Use o buscador da ReserveCar. São diversas opções de locadoras e os melhores preços a apenas um clique.

Entre em contato conosco