Quando ouvimos falar em dirigir na Alemanha, logo imaginamos em percorrer as estradas sem limite de velocidade. Mas, será que isso é verdade?

As estradas federais de pista dupla com pelo menos duas faixas, conhecidas como Autobahn, cortam o país de norte a sul, de leste a oeste. Elas realmente possuem trechos onde não há limite de velocidade. E mais: não têm pedágios! Porém, é necessário dar atenção às regras e leis para se ter uma boa experiência quando se vai dirigir na Alemanha.

Carro foto criado por nikitabuida – br.freepik.com

Vamos ajudá-lo a entender melhor o assunto e mostrar como uma road trip pela Alemanha pode ser uma grande aventura tomando os devidos cuidados!

Regras e sinalização das autoestradas alemãs

Como mencionado, existem regras para se dirigir em uma Autobahn. Em torno de 33% dela é totalmente livre e em 52% o limite sugerido é de 130 km/h. Há, ainda, trechos onde se aplicam limites dinâmicos, os quais dependem das condições de tráfego, clima, obras, etc. E em toda a via é proibido dirigir abaixo de 60 km/h e/ou à esquerda, porque esta pista serve somente para ultrapassagens.

Quanto a sinalização de trânsito das auto estradas da Alemanha, as placas serão de grande auxílio para o seu trajeto. A placa que informa que pode-se dirigir sem limite é a branca, com linhas transversais pretas. Já as que mostram o limite de velocidade são semelhantes às nossas, brancas e vermelhas, com o número assinalado no centro. Elas geralmente ficam no acostamento e, em alguns casos, em painéis luminosos sobre a rodovia.

Sinalização velocidade nas estradas alemãs

Seguindo o rigor alemão, você verá radares móveis e fiscais cuidando do controle de velocidade em uma Autobahn. Portanto, fique sempre atento às regras, pois as leis de trânsito e as penalidades são severas.

Enfim, é permitido dirigir na Alemanha a 200 km/h, mas somente nos trechos livres de uma Autobahn. No entanto, é importante ter atenção à estrada, afinal, estamos falando de uma alta velocidade e vidas estão em risco. Então, aproveite essa sensação de aventura, prezando por sua segurança e a de terceiros.

Para onde ir em uma viagem de carro pela Alemanha?

Frankfurt, Alemanha

Nossa principal dica é escolher a famosa Rota Romântica na Alemanha. Ela se inicia em Frankfurt, passando pelas cidades de Würzburg, Rothenburg, Nördlingen, Augsburg e Hohenschwangau, e termina em Munique. Dirigir por essas cidades na Alemanha lhe renderá boas memórias e histórias para contar. Aproveite e leia mais em nosso post sobre “Road Trip pela Alemanha”!

A Reservecar oferece carros para alugar em diversas cidades da Alemanha, escolha o seu e viva uma experiência inesquecível.