O sul do Brasil não é apenas um lugar de passeio para os amantes de frio, vamos te mostrar os encantos das praias no Sul do Brasil. Os estados do sul são conhecidos pelos turistas pelas temperaturas mais baixas, principalmente no inverno.

Entretanto, o Blog Reservecar vai te mostra praias do sul do Brasil que reservam grandes surpresas para quem deseja curtir a estação mais aguardada do ano: o verão.

E lembre-se, a Reservecar tem o carro ideal para qualquer viagem. Vem com a gente!

Diversão nas praias do Sul do Brasil

Vamos mostrar uma programação diferente, saindo do roteiro tradicional, o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Certamente pode ser uma alternativa aos turistas que buscam aliar economia às belas praias.

Na litoral sul, é possível encontrar paisagens intocadas e exóticas, com mata nativa e águas cristalinas. Listamos 6 praias do sul do Brasil para te ajudar no roteiro de verão.

Praia das Bombinhas

Praia Bombinhas (SC)

Vamos começar pela praia que é o point no versão em Santa Catarina. Quem frequenta a praia sabe que encontrar um lugar na areia após as 10 horas na praia Bombinhas é tarefa bem complicada durante o verão. Principalmente se não estiver hospedado em um dos hotéis frente-mar que montam suas cadeiras em uma faixa de areia que já não é muito grande e praticamente tomam conta do local. Por não ter muita onda, a praia favorece a presença de famílias com crianças. Sendo assim, tendo todos os ingredientes típicos de uma praia para multidões são encontrados por aqui: castelinhos de areia, pás, baldinhos, vendedores ambulantes, banana-boat (só na alta temporada) e restaurantes especializados em frutos do mar. Por outro lado, à noite, todo o movimento – inclusive de quem passou o dia em outros cantos – se converge para a colorida avenida principal, repleta de lojinhas, bares e restaurantes.

Na alta temporada, as areias largas e douradas são disputadas pelos turistas, especialmente por surfistas que encontram boas ondas. Apesar do mar agitado, a Praia da Guarita é uma boa opção também para a família, já que oferece amplos espaços para a prática de futebol, vôlei e brincadeiras em geral. É necessário apenas levar o próprio lanche, pois a praia não tem barracas nem quiosques.

Praia Central

Praia Central (SC)

Praia Central, também conhecida como Praia de Balneário Camboriú, é uma praia localizada na cidade de Balneário Camboriú, no estado brasileiro de Santa Catarina, sendo considerada a principal praia do município. A Praia Central se situa junto à Avenida Atlântica e compreende a principal parte da vida noturna e turística do município, sendo que compreende uma faixa de 6,8 km de extensão, com águas calmas e habitadas por banhistas durante todo o ano.

Há 600 metros da praia está localizada a ilha das Cabras, um dos cartões postais da cidade. Além disso, a praia Central é o principal local do Réveillon de Balneário Camboriú, inclusive com queima de fogos por 15 minutos.

E mais, o pôr do sol da praia garante boas fotos para os viajantes. Além disso, nas noites de verão o agito aumenta, é possível curtir baladas e bares à beira-mar, ouvindo boa música e degustando petiscos saborosos.

Praia das Cabras – Tramandaí (RS)

Situada na divisa entre o balneário de Cidreira e Tramandaí, essa praia paradisíaca possui 10 km de dunas móveis intocadas, um dos únicos ainda preservados do norte gaúcho. As dunas ficam dispostas lado a lado e, por conta da ação do vento, se movimentam. Incrível, não?

Além disso, a fauna e flora da Praia das Cabras impressiona com a presença, inclusive, de espécies em extinção. É uma paisagem exuberante e intocada, que convida viajantes de todo o país a descobrirem os encantos desse lugar.

Ilhas Cabras

Leia também: Deslumbrante litoral da Croácia, viagem de carro perfeita

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

A Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, é perfeita para quem está procurando tranquilidade nas praias do Sul do Brasil. Fica a 17,5 quilômetros do centro. Para chegar até a praia tem um pequeno trecho em que é possível ir de carro. Contudo, passando esse trajeto o acesso é a pé pela faixa de areia.

O mar é muito límpido e azul, com uma larga faixa de areia fofa. Os morros cercados de vegetação verde ajudam a proteger o lugar. O local é pouco habitado, por isso o turista deve levar algo para comer e beber. Mas não é indicado para o banho de mar, pelas ondas das águas revoltas.

Praia Grossa – Itapema (SC)

Itapema é uma pequena cidade localizada no litoral de Santa Catarina. Quase todas as praias de lá são paradisíacas, mas selecionamos a Praia Grossa, também conhecida como Praia do Cabeço.

A Mata Atlântica e as pedras compõem o visual do local. O que torna uma das mais belas praias do Sul do Brasil. É super indicada para quem está em busca de sossego. Porque conta com um grande número de área verde (mais de 500 metros) em sua costa. Perfeita para descansar e fazer uma boa caminhada. Sem contar que a água cristalina do mar é um dos maiores atrativos dessa praia.

O acesso para a praia é feito a pé por uma trilha, que tem cerca de 1,5 quilômetro de distância. O início da caminhada é perto do Mirante do Encanto. Portanto, é recomendável que o turista leve itens para passar o dia, como comida e bebidas.

Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)

Conhecida pelas mais belas praias do Sul do Brasil, Floripa tem em sua lista diversos destinos imperdíveis. Mas tem um que deve estar no seu próximo roteiro, a Ilha do Campeche.

Para chegar até o local é necessário ir de barco e tem limitação no número de pessoas, são permitidos 800 visitantes por dia, por conta do ecossistema frágil de preservação da região. Além disso, local em que se pega os barcos fica na região também chamada de Campeche.

O que deixa os turistas que vão para lá encantados é a vegetação da Mata Atlântica, que cobre morros e a costa do lugar. O mar com água verde esmeralda e areia fina deixam o cenário da ilha ainda mais exuberante. O mar tem poucas ondas e agrada muito a mergulhadores e crianças.

Praias no Sul do Brasil - entre em contato

Agora é só encontrar o carro certo para sua viagem. Use o buscador da Reservecar. São diversas opções de locadoras e os melhores preços a apenas um clique.