Margens do rio Douro contam a história da cultura portuguesa

Portugal é um charme por si só, porém é possível aproveitar rotas no país que só quem se aventura a pegar as estradas de carro é capaz de aproveitar com mais originalidade.

Entre os pontos mais importantes de visita do país está o rio Douro, o terceiro maior da península Ibérica. Ele começa na Serra de Urbión, em Sória, na Espanha, atravessando o norte de Portugal até seu ponto de deságue nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

Portanto, alugar um carro fazer o rio Douro sobre quatro rodas é ter a certeza de conhecer de pertinho a cultura portuguesa com seus nobres vinhos e paisagens exuberantes. Entretanto, se ainda houver dúvidas sobre aluguel de carro na Europa, vem com a gente que a gente te ajuda.

Apertar o cinto e tocar pelas estradas que margeiam o rio e curtir as paradas em mirantes e povoados sem pressão ou hora marcada é uma delícia para quem não abre mão da liberdade de ir e vir a qualquer hora. Portanto, é a sua chance de adentrar no desconhecido e se maravilhar com ele.

É possível ir da cidade do Porto ou de Lisboa e viajar nas margens do Douro de trem, mas, nem de longe, a viagem será tão proveitosa quanto cair na estrada e fazer paradas imperdíveis que mostram a beleza das terras portuguesas e a cultura do país.

Quem vem de Porto poderá acessar a região do Douro pela A4, a autoestrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, que liga Matosinhos a Bragança. É a terceira maior de Portugal. Margeada por áreas verdes campestres, a estrada ainda proporciona uma bela visão do pôr do sol.

Quem sair de Lisboa também acessará a A4, mas antes precisará percorrer parte da A1, a autoestrada do Norte, a maior e mais importante autoestrada do país, que liga Lisboa e Porto. Assim como a A4, na autoestrada A1 também há belas planícies, áreas verdes e pistas muito bem pavimentadas e seguras.

Vinícolas pelo caminho do Douro de carro

Rio Douro de carro
Vinículas guardam os segredos do bom vinho português

Em boa parte da extensão portuguesa do Douro será possível encontrar vinícolas que fabricam o tradicional vinho do Porto, bebida que é feita a cerca de 2.000 anos na região.

Entretanto, para continuar o passeio com segurança, visite as vinícolas, compre quantos vinhos quiser e deixe para degustar quando não for mais dirigir. A exuberante paisagem e toda a imersão cultural vão valer cada segundo do passeio.

Entre as vinícolas que não se pode deixar de conhecer estão: A Quinta do Vallado, uma das mais antigas da região, a Quinta Pacheca, a Caves da Murganheira, a Quinta do Tedo, a Quinta da Pôpa entre outras. São muitas opções para aprender e apreciar de perto essa parte importante da cultura local.

Esse mergulho na cultura da enologia se dá enquadrado numa fantástica paisagem natural, bucólica, romântica e tranquila que está presente no entorno do Douro.

Paisagens exclusivas para motorizados

Douro de carro
Ponte do Pinhão para cruzar cidades

Passear pelo Douro de carro é sentir a essência de Portugal. Sobram elogios para as paisagens que os turistas encontram quando passeiam pelas margens do Douro. Vinhedos, mirantes, cores, curvas, pontes, povoados estão na lista daqueles que tiveram a chance de conhecer de perto a região.

Apesar de haver diversas paradas que são verdadeiros convites à contemplação, existem alguns mirantes que merecem destaque, como é o caso do Miradouro de São Leonardo de Galafura, em Peso da Régua. Localizado numa área afastada das grandes e médias cidades, esse mirante promete valer o esforço.

No local há uma pequena infraestrutura para atender os turistas. Mas o passeio é gratuito e vale fazer até um piquenique. Deslumbrante é a palavra mais usada pelos turistas para definir a vista.

Outro mirante imperdível é o Miradouro de Casal de Loivos, próximo a Pinhão. Uma paisagem encantadora, onde o rio Douro reina serenamente. Enquadrado por montanhas verdes, o rio serpenteia no cenário português cheio de detalhes e muito silêncio e tranquilidade.

Quem quiser aproveitar ainda mais Portugal pode aproveitar nossas dicas das cidades que vale conhecer entre Lisboa e Porto. Aproveite!