Genebra e suas belezas de tirarem o fôlego

A beleza bucólica e medieval da Suíça convida os turistas à contemplação. Organizado, limpo e com estradas impecáveis, o país oferece paisagens e pontos turísticos imperdíveis. Embarque em uma road-trip na Suíça e turbine seus roteiros pelo mundo com essa modalidade.

Comece a jornada alugando um carro. Se ainda tiver dúvidas, veja como alugar carros na Europa.

Entre as duas maiores cidades da Suíça, Zurique e Genebra, há uma rota de um pouco mais de 3 horas, que passa por estradas com paisagens de tirar o fôlego e apresenta um clima perfeito para quem busca tranquilidade e quer aproveitar paradas incríveis durante o caminho.

Este trecho passa por dezenas de pequenas cidades. Porém, há seis pontos que os turistas motorizados têm o privilégio de visitar com liberdade e independência.

Veja a lista e aproveite a Suíça de forma personalizada e única sobre quatro rodas!

1 – Parque com esculturas pitorescas para contemplar – Spreitenbach

Parque surpreende por escultura inusitadas

A primeira parada nessa road-trip na Suíça ao sair de Zurique é bem rápida. A cerca de 30 minutos da cidade mais populosa da Suíça está Spreitenbach, uma comuna com um pouco mais de 10.000 habitantes. Lá fica o Skulpturenpark Bruno Weber, um parque de esculturas do falecido artista que empresta o nome à atração.

São criaturas encantadoras, plantas, animais fabulosos, beleza exótica, arcos de templos bizarros e tantas outras obras que marcam o projeto do artista, que se dedicou à obra 50 anos. Mesmo após a sua morte, há projetos de ampliação do parque para os próximos 20 anos. O espaço oferece visita guiada, quiosques para um cafezinho ou um sorvete.

2 – Aprecie as ruínas de um castelo histórico – Baden

Um castelo para volta no tempo

A viagem continua. Aproximadamente 20 minutos de Spreitenbach está a comuna Baden, que possui museus e cassino. Mas a atração fica para os amantes da história e da arquitetura, o Stein Castle, um patrimônio suíço muito importante para o país.

O castelo foi construído em uma área rochosa, próximo ao desfiladeiro de Baden, no século 10, na metade da Idade Média. Após ser herdado, ocupado, destruído, reconstruído e demolido, as ruínas do castelo hoje são um ponto turístico interessante para quem quer conhecer mais de perto a história do país.

No local é possível apreciar a paisagem, que oferece uma linda vista para rio Limmat e a Cidade Antiga.

3 – Paisagem bucólica para relaxar – Balsthal

Cena de filme de aventura em Basthal

O Parque Natural Regional Thal ocupa várias comunas, entre elas Balsthal, um pouco menos de uma hora de Baden. O lugar é marcado por uma paisagem agrícola bucólica que rende lindos e tranquilos passeios.

Vale destacar o cuidado da população e governantes com o desenvolvimento sustentável do parque, que possui algumas áreas povoadas. Nas florestas, pastagens e lagoas é possível ter contato com espécies em extinção. Um lugar aconchegante para fazer da sua road-trip na Suíça um sucesso.

4 – Capital que parece cenário de filme – Berna

Berna surpreende de todos os pontos de vista

Muita gente ainda faz confusão, mas a capital da Suíça é Berna, com mais de 130 mil habitantes. A cidade transborda o charme suíço e te leva a pensar diversas vezes se não está, na verdade, no set de gravação de algum filme. Nesta parada vale a pena estender o tempo e continuar viagem no dia seguinte.

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Berna traz em suas ruelas os ares medievais marcados pela arquitetura fotogênica do lugar. Por isso, não poupe as fotos quando chegar à capital.

A cidade guarda em sua história momentos importantes para a humanidade, como, por exemplo, foi em Berna que Albert Einstein desenvolveu a Teoria da Relatividade. O local onde o físico morou, inclusive, é um museu que vale a visita.

Com uma cena gastronômica e cultural pujante, Berna é, sem dúvida, uma parada obrigatória para quem está curtindo a Suíça com liberdade que só as road-trips oferecem.

5 – Se encante com a paisagem medieval- Murten

Uma pegada medieval em Murten

Seguindo para Genebra, a cerca de 30 minutos de Berna, uma versão diminuta, mas cheia de bossa, da capital guarda tesouros medievais. A comuna de Murten tem quase 6.000 habitantes e é conhecida por ser uma cidade medieval. Sua arquitetura e construções históricas rendem elogios dos turistas.

Caminhando pouco e apreciando muito, é possível aproveitar a road-trip na Suíça em Murten com qualidade. Se encante com os museus, a arquitetura, os restaurantes típicos, as muralhas que envolvem a comuna e sinta o ar histórico da cidade.

6 – Humanitarismo e lazer – Genebra

Organizações internacionais têm suas sedes em Genebra

Após um passeio inesquecível na cidade medieval, é hora de botar o pé na estrada até o destino dessa road-trip, Genebra, que fica a cerca de 1h30 de Murten. No caminho, os viajantes passam por, pelo menos, 12 comunas até a chegada a cidade.

Genebra abriga centenas de organizações internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), Cruz Vermelha e entre outros. Um lugar marcado pelo humanitarismo e pelo sigilo, uma vez que também é sede de bancos mundialmente famosos por sua discrição.

A cidade oferece uma grande variedade de restaurantes, cafés e pontos turísticos e culturais. Quase metade da população que vive em Genebra é estrangeira, o que faz dela um lugar cheio de bossa e personalidade.

Gostou? Que tal embarcar numa trip pela Alemanha e pela Suíça também? Confira nossas dicas aqui.