Portugal é uma terra fascinante. As paisagens naturais, alguns dos melhores vinhos do mundo, a gastronomia sem igual e o povo acolhedor o enquadrada como um dos melhores destinos na Europa. E, obviamente, o sul de Portugal não fica para trás.

É tido como a região mais ensolarada do país, ou seja, perfeito para passar as férias de verão. São os quase 300 dias de sol por ano, as praias de águas cristalinas e a areia dourada que justificam essa afirmação. 

E é de Algarve que estamos falando. Espalhadas pelos 200 km de costa, são 16 cidades que compõem o território, cada uma com um atrativo diferente. Listamos algumas que precisam estar em sua road trip pelo sul de  Portugal!

Faro

É a porta de entrada para quem visita Algarve. Como fica ligeiramente fora do roteiro turístico mais comum, a cidade nunca se encontra superlotada com turistas. 

Faro ostenta lindos monumentos históricos, que se concentram no interior das muralhas da Cidade Antiga. Além disso, vale também um tour por seus cafés ao ar livre e um passeio de barco pelo Parque Natural da Ria Formosa em direção às praias quase desertas das ilhas restingas. Depois, é só prosseguir de carro para as próximas cidades.

Lagos

O belo centro histórico, os hotéis de qualidade, os restaurantes, as lojas e as praias cheias de falésias colocam Lagos como a queridinha dos turistas. A cidade está fortemente ligada à história do país, pois dali partiram os navegadores portugueses rumo às descobertas que conhecemos hoje.

Estando de carro, você pode seguir tranquilamente pelas maravilhosas praias da Batata, dos Estudantes, do Pinhão, da Dona Ana, do Camilo, da Balança e dos Pinheiros. É uma mais linda que a outra e fica até difícil parar de fotografá-las.

Albufeira

Albufeira é o maior balneário do Algarve, ou seja, praia é o que não falta na cidade. Com dias e noites animados, sua boa localização e infraestrutura fazem dela bem convidativa. 

Ao longo dos 30 quilômetros de sua costa, estão as praias do Peneco e dos Pescadores. Depois de estacionar o carro, você desce até elas de elevador ou de escada rolante. Diferente, né? Fora isso, ambas oferecem comodidades e atividades para todos os gostos.

Tavira

Tavira é uma cidade localizada na zona este da costa sul de Portugal. Às margens do Rio Séqua e próxima das praias deslumbrantes da Ilha de Tavira, a cidade é um bom destino de férias para toda a família .

Há a Igreja da Misericórdia, a Ponte Romana, a Praça da República e o Jardim Público para visitar. Todos os pontos turísticos são de fácil acesso e indo de carro, tudo fica mais prático.

Algarve é perfeito para uma viagem de carro. Facilita muito a ida de uma praia a outra e a locomoção entre as cidades. Você economiza tempo e tem a autonomia de aproveitar o sul de Portugal, sem depender de tours ou transporte público. Para isso, compare os preços entre todas as locadoras de carros em Portugal com a Reservecar

Antes de pegar as estradas de Portugal, saiba tudo sobre como funciona o aluguel de carros na Europa.